Administração do tempo: 5 técnicas para aumentar a produtividade
Confira 5 táticas para conseguir fazer tudo dentro do cronograma
publicado em: 21/06/2022Administração do tempo é ideal para quem tem que fazer mil coisas no mesmo dia sem ser obrigada a abrir mão do sono ou lazer. É necessário essa administração do tempo para gerir melhor a nossa rotina e tudo sair dentro do planejado.
Confira abaixo algumas dicas de como administrar o seu tempo.
Administração do tempo
Veja algumas táticas que vão te auxiliar no seu planejamento do tempo.
Planeje suas tarefas
Tenha noção do tempo que você terá e gastará para realizar suas tarefas, para assim planejá-las. No início de cada dia ou semana, liste as atividades mais importantes e os prazos a serem cumpridos.
Além desses pontos, o planejamento deve ser feio considerando o ambiente e a situação.
Uma tarefa por vez
Nada de acumular tarefas! Foque sua mente e priorize cada atividade de uma vez, para evitar imprevistos e acabar gastando um tempinho a mais na mudança de uma tarefa para outra.
É importante ter essa definição de sequência de atividades, pois se você se enrolar fazendo 2 ou mais ao mesmo tempo, terá efeito cascada e irá prejudicar as demais em sequencia.
Priorize suas atividades
As tarefas podem ser divididas em três categorias:
As importantes - que trazem resultados mais efetivos, primordiais ao seu trabalho, comunidade e convivência. Elas geralmente ocupam mais nosso tempo, sendo necessário estabelecer prazos e resultados;
As urgentes - aquelas que precisam ser feitas imediatamente para evitarem um prejuízo ou consequência negativa;
As circunstanciais - que aparecem de acordo com a situação, condição, ambiente ou de outra pessoa, mesmo que seja contra sua vontade.
É importante saber separá-las para que não gere perda de tempo e desgaste desnecessário.
Confira 10 dicas para uma rotina organizada
Se não leva muito tempo, faça logo!
Pra que adiar uma tarefa que não exige muito esforço e nem tempo? Evite acumular essas pequenas atividades para que não virem uma bola de neve ou até mesmo urgências futuras.
Evite autossabotagens
Assim que iniciar uma atividade importante, deixe de lado as distrações. As redes sociais costuma ser grandes vilões nesse processo, sendo importante desativar as notificações no horário do trabalho ou até deixar o telefone no silencioso.
Criar barreiras para as distrações faz com que a gente tenha uma melhor administração do tempo e foque naquilo que realmente é essencial.