Bandeira Trans: significado, cores e história
Você conhece a história e o significado da bandeira trans? Veja aqui!
publicado em: 14/03/2023A bandeira trans foi confeccionada em 1999 pela artista transexual norte-americana Monica Helms e exibida pela primeira vez em uma parada do orgulho LGBTQIA+ em Phoenix (Arizona), nos Estados Unidos, no ano 2000. A bandeira tinha como objetivo representar a comunidade transgênero, representada nas cinco faixas horizontais: duas em azul claro, duas em rosa claro e uma em branco no meio.
Segundo Helms , “As listras na parte superior e inferior são azuis, a cor tradicional para meninos. As listras ao lado são rosas, a cor tradicional para meninas. A faixa no meio é branca, para aqueles que estão em transição, são intersexo ou consideram ter um gênero neutro ou indefinido”.
Bandeira Trans
A bandeira trans tradicional passou por variações ao longo do tempo, como a “bandeira trans preta”, com uma faixa preta ao invés da branca. Esta foi criada pela ativista e escritora trans Raquel Willis, visando representar os níveis mais altos de discriminação, violência e assassinato que a comunidade trans negra enfrenta em contraste com o movimento transgênero mais amplo.
Hoje, existem várias bandeiras trans usadas e todas elas endossadas pelos diferentes indivíduos, organizações e comunidades de transgêneros. As diferentes bandeiras são usadas para representar orgulho, diversidade, direitos e a memória transgênero, pelos próprios transgêneros e suas organizações, assim como por seus simpatizantes.
Outras variações da Bandeira Trans
Como informamos, ao longo dos anos foram criadas várias bandeiras trans por vários indivíduos, organizações e comunidades transgêneros. Veja alguns exemplos que são utilizados:
Bandeira israelense de transexuais e de gênero
Uusada em Israel por sua comunidade de transgêneros e genderqueer.
Trans Flag
Lindsay design, criada em Ontário
Andrew design, criada em 1999 por Johnathan Andrew ("Capitão John") do site sobre homens trans "Adventures in Boyland" (1999-2004);
Caleidoscópio
Criada em 2014 e conhecida como "Caleidoscópio Trans", com as cores representam a variedade de identidades de gênero em todo o espectro.
Veja também: tudo que você precisa saber sobre Bandeira Gênero-fluido