Confira calendário completo de vacinas infantis
A vacinação garante a segurança e a saúde para todos; confira o calendário da vacinação infantil
publicado em: 08/08/2022Calendário de vacinas infantis previnem as crianças de várias doenças comuns no Brasil e no mundo, assim como afastam a possibilidade de males como Poliomielite, sarampo, rubéola, tétano e coqueluche voltem a assombrar a população. Graças à vacinação massiva da população, doenças comuns no passado foram erradicas, e as novas gerações só ouvem falar em histórias.
A vacinação protege você e a população, evitando que doenças imunopreviníveis se espalhem. São mais de 20 vacinas, disponibilizadas nas salas de vacinação do SUS, com recomendações e orientações específicas para crianças, adolescentes, adultos, gestantes, idosos e indígenas.
Confira abaixo o calendário de vacinas infantis no Brasil.
Calendário de vacinas infantis
Hoje, 48 imunobiológicos são distribuídos anualmente pelo Programa Nacional de Imunização (PNI), sendo elas vacinas, imunobiológicos especiais, soros e imunoglobulinas. Dos 48 disponíveis, 20 vacinas oferecidas às crianças, adolescentes, adultos, idosos e gestantes conforme o Calendário Nacional de Vacinação e, destas, 18 são vacinas só para crianças e adolescentes ofertadas no Calendário Nacional de Vacinação.
Confira as 20 vacinas oferecidas às crianças, adolescentes, adultos, idosos e gestantes:
1. BCG,
2. Hepatite B,
3. Penta,
4. Pólio inativada,
5. Pólio oral,
6. Rotavírus,
7. Pneumo 10,
8. Meningo C,
9. Febre amarela,
10. Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola)
11. Tetra viral (sarampo, caxumba e rubéola e varicela),
12. DTP,
13. Hepatite A,
14. Varicela,
15. Difteria e tétano adulto (dT),
16. Meningocócica ACWY,
17. HPV quadrivalente,
18. dTpa,
19. Influenza (esta ofertada durante Campanha anual) e
20. Pneumocócica 23-valente (Pneumo 23)
Calendário de vacinas infantis
Clique aqui e confira o calendário de vacinas infantis 2022 completo, para você baixar e salvar em seu computador.
O Ministério da Saúde promove, todo ano, duas campanhas de vacinação junto com Secretarias de Saúde de estados, municípios e Distrito Federal. São as campanhas como a da gripe, realizada no primeiro semestre, antecedendo o período mais frio do ano, e de atualização da Caderneta de Vacinação.
Fora isso, a cada quatro anos, todas as crianças menores de cinco são também alvo da campanha de vacinação contra sarampo.
O que é preciso para se vacinar
Toda a população pode se vacinar de forma gratuita nas mais de 38 mil salas de vacinação localizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de todo o país, bastando comparecer a um posto de saúde com o cartão de vacinação em mãos.
Caso a criança não tenha o cartão de vacinação, é necessário buscar o posto de saúde onde recebeu as vacinas para acessar o histórico de vacinação e fazer a segunda via. Vale lembrar que a ausência da Caderneta de Vacinação não é um impeditivo para se vacinar, sendo mais um documento que comprova a situação vacinal do indivíduo, devendo ser guardado junto aos demais documentos pessoais.