Como não ser taxada na Shein? Veja algumas dicas preciosas!
Como algumas orientações simples pode ajudar a evitar tributação das mercadorias
publicado em: 11/05/2022Como não ser taxada na Shein? Existe algum tipo de tática? O site chinês conquistou cada vez mais clientes à procura de uma ampla seleção a preços baixos. No entanto, cair na fiscalização alfandegária, que é um verdadeiro roleta-russa, pode fazer com que a sua economia na compra vá por água abaixo. Não há uma fórmula mágica para evitar ser tributado, mas existem algumas dicas interessantes que podem ajudar muito.
É importante ter em mente que o imposto sobre bens importados está explicitamente declarado na Lei Nº. 3.244/1957. Porém, alguns consumidores conseguem escapar desse radar e evitar despesas extras com a compra, o que faz com que o custo-benefício seja baixo.
Confira estas dicas de Como não ser taxada na Shein.
Como não ser taxada na Shein? Algumas dicas para evitar!
Veja algumas dicas preciosas de como não ser taxada na Shein.
Vai ser uma grande compra? Melhor dividir os pedidos
"Quero comprar muitas coisas, então como não ser taxada na Shein?" Uma dica é: divida sua compra em quantas encomendas achar necessário se quiser comprar uma grande quantidade de produto. Selecione os produtos que deseja comprar e divida os itens em diferentes pedidos.
Pagar frete mais de uma vez tem suas desvantagens, mas a vantagem é que suas chances de pagar impostos serão mais baixo, o que pode tornar sua experiência mais econômica. Tente usar esse truque.
Evite compras caras
Evite itens grandes e pesados, divida suas compras se quiser comprar um grande número de coisas, e... não gaste muito dinheiro! Isto porque uma compra de menos de US $ 50.000 é considerada desejável. Na Portaria nº 156/1999, o Ministério da Fazenda especifica esse valor e, segundo o órgão, itens abaixo desse limite estão isentos de imposto. No entanto, somente se as duas partes envolvidas (o comprador e o vendedor) forem pessoas físicas. Tente ficar dentro desse limite de valor e cruze os dedos rss, já que no caso de Shein, nós estamos falando de CNPJ.
Existe também um Decreto-Lei n° 1.804/80 que afirma o seguinte: "remessas postais internacionais de até US$ 100 estão isentas de taxas, desde que sejam destinadas a pessoas físicas". Mas não se garanta nisso, pois o que não faltam são relatos de pessoas que pagaram imposto de importação mesmo para compras dentro desse limite de valor. A Receita Federal está livre para taxar qualquer mercadoria que passa por postos de fiscalização do órgão, até aquelas que são declaradas por menos de US$ 50.
Datas comemorativas são excelentes horários para fazer compras
Dia das Mães, Natal... em datas comemorativas, as importações aumentam significativamente, o que faz com que o mercado aqueça. Mais vendas, mais importações e mais pedidos. A demanda por alfândega dispara, permitindo que uma série de mercadorias passasse com menos interrupções.
E como saber se minha mercadoria ficou 'presa'?
Você aprendeu sobre algumas maneiras de evitar ser tributado em Shein e recebeu sugestões que podem ajudar você evitar pagar impostos. Mas se você mesmo assim for taxada? O que fazer?
Todos os bens importados estão sujeitos aos mesmos impostos quando chegam ao Brasil. No caso de seu pedido ser selecionado, você só poderá recebe-lo depois de pagar todos os impostos necessários.
Para saber se você foi taxada na Shein há duas maneiras: primeiro passo é localizar seu pedido no site ou aplicativo Shein, na seção "Meus Pedidos". Se a frase "Aguardando pagamento" aparecer no rastreio, é sinal que o seu pedido foi mantido na alfândega e só poderá ser liberado através do pagamento de impostos.
A segunda maneira (e mais certa) de descobrir se você foi tributada é ir diretamente para os site dos Correios e olhar na categoria "Minhas Importações". Lá, basta você fazer o seu login (se não tiver, terá que criar) e irá se deparar com todas as encomendas já feitas por você através do seu CPF. As mercadorias aguardando liberação aparecem com uma bolinha cor de laranja, sendo necessário que você pague o imposto. Se estiver escrito "Fiscalização Aduaneira finalizada" ou "Liberado de tributação", sua encomenda continuará para o endereço de entrega sem que você tenha que pagar quaisquer impostos.
Como eu pago o imposto?
O pagamento é feito por boleto bancário ou cartão de crédito através do site dos Correios ou aplicativos (Android e iOS).
Qual é a data de vencimento para pagamentos de impostos?
As remessas internacionais ficam nos Correios por 30 dias. Assim que esse prazo passar, o serviço postal devolve o pacote ao seu remetente ou ao seu país de origem (se o pacote não incluir um endereço legível).
É possível protestar a taxação?
Sim, você pode. Vá em "Minhas Importações" no site ou aplicativo dos Correios e solicite a revisão dos impostos. Será necessário que você envie os documentos que confirmam todo o custo da compra e depois que aguarde pela resposta (seja ela positiva ou negativa).
E se eu quisesse cancelar uma compra que foi taxada?
Você pode fazer isso também. Na mesma seção "Minhas Importações", você encontrará uma opção para recusar uma compra tributada e devolvê-la para a Shein. Se você decidir fazer isso, o valor é reembolsado diretamente para plataforma chinesa, e não pelos Correios.
Sabia que a Shein te ajuda com os custos dos impostos?
Você viu acima dicas de "Como não ser taxada na Shein", porém sabia que Shein devolve 50% do imposto pago pela Receita Federal? Seja por qualquer motivo que você tenha sido tributada, verifique o valor do imposto e faça a contabilidade necessária para ver se vale a pena pagar.
Todos os clientes Shein que tiveram seus pagamentos tributados podem solicitar um reembolso de pelo menos uma parte do valor tributado. A loja tem o compromisso com seus clientes de cobrir 50% do taxado do produto (mesmo que não seja obrigação deles fazerem isso). Então calcule o valor do imposto e de sua compra para saber se valerá a pena pagar e pedir 50% de reembolso da tributação.
Se o usuário foi tributado, ele deve abrir um chamado com a empresa. Lembrando que você deve pagar primeiro o imposto antes de solicitar uma restituição, uma vez que você precisará fornecer Shein uma prova de pagamento.