Dia do idoso: atividade física após os 60 evita doenças e promove envelhecimento saudável
Realizar exercícios físicos moderados após os 60 pode reduzir risco de morte; saiba mais
publicado em: 01/10/2022Dia do idoso (Dia Internacional do Idoso) é celebrado neste sábado (1/10). Os brasileiros e a população mundial estão vivendo mais, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A atividade física é uma das responsáveis por fazerem as pessoas chegaram e uma fase de vida mais avançada, pois age de forma benéfica para o organismo.
A atividade física é fundamental em qualquer idade, mas principalmente para chegar bem a uma fase da vida mais avançada. Abaixo, veja os benefícios de levar uma vida saudável e comemorar o dia do idoso com mais disposição.
Dia do idoso
Os exercícios físicos possuem diversos benefícios ao nosso corpo, como:
Liberam neurotransmissores, como a endorfina e a serotonina;
Diminuem a ansiedade, melhoram o humor, o sono e a saúde mental;
Contribui para um envelhecimento com mais qualidade de vida;
Ajuda a emagrecer;
Melhorei a autoestima e reduz o risco de depressão;
Reduz as dores na coluna;
Controla a diabetes controlada;
Ajuda a ganhar preparo físico etc.
Que a prática de atividade física previne doenças e contribui para um envelhecimento mais saudável. Afinal, não é porque a pessoa passou dos 60 anos que a disposição deva parar. Tudo bem, muita gente enfrenta receios e tabus para começar a se movimentar e escutam questionamentos como: "não estou velho para praticar atividades físicas?", ou então "Posso fazer exercícios mesmo com essa idade? Não é arriscado? Posso me machucar?".
A atividade física é indicada para qualquer idade, inclusive para idosos. Claro, conforme a idade vai avançando o acompanhamento também aumenta, deve ser mais rigoroso. Porém, nada disso impede a prática de exercícios nessa fase. Praticar atividades físicas na melhor idade evita uma série de doenças e contribui para uma vida mais saudável.
15 ideias de corte de cabelo para senhoras que querem mudar o visual
Segundo a OMS, a partir dos 65 anos o importante é se movimentar e realizar atividade física pelo menos três vezes por semana em uma intensidade que varie de acordo com as condições de saúde e de mobilidade de cada indivíduo. A pratica exercícios físicos regularmente ameniza perdas naturais da idade, além de fornecer uma vida com mais saúde e bem-estar.