Dicas para escolher a creche ideal para o seu filho
Dicas para escolher a creche ideal para o seu filho e ir de encontro com as necessidades na hora de escolher o local ideal. Comece considerando os seguintes aspectos: espaço físico, projeto educativo e atividades, formação e número dos técnicos educativos, alimentação e nutrição, segurança e relacionamento entre técnicos e entre estes e as crianças .
A proximidade de casa ou do emprego, a localização, a mensalidade e a referência de pessoas conhecidas também são fatores relevantes na escolha.
Veja algumas dicas para escolher a creche do seu filho.
Dicas para Escolher a Creche
Antes de mais nada, recolha opiniões de amigos que tenham filhos em creches e faça uma lista de perguntas que quer ver esclarecidas. Selecione as creches perto da sua residência ou trabalho e inscreva o seu filho, isto porque, muitas vezes, as vagas são limitadas e a lista de espera é extensa. Antes de tomar uma decisão definitiva marque uma visita às creches que gostou mais numa primeira análise.
Durante a visita converse com a educadora que ficará na sala do seu filho, observe atentamente os espaços e não se esqueça de colocar todas as questões que considere relevantes. Listamos alguns pontos que deve considerar e dicas para escolher a creche ideal para você e seu filho.
Localização da Creche
Dependendo dos horários de trabalho da família, é importante decidir se vai optar por uma creche perto de casa ou do emprego. Veja também se será necessário serviço de transporte e qual o custo extra que este terá.
Horário de funcionamento
Analise se o horário da creche é compatível com os horários da família. Poderá necessitar usufruir do serviço de prolongamento de horário. Tenha em conta que, por norma, este serviço implica um custo extra.
Mensalidade
O valor da mensalidade varia bastante, quer se trate de uma creche pública ou privada. É muito importante que perceba o que está incluído na mensalidade. Por exemplo, se o almoço e o lanche estão incluídos ou devem ser providenciados pelos pais, se é necessário levar fraldas ou papinha.
5 dicas de como fazer um Orçamento Doméstico
Espaço Físico da Creche
A criança precisa de espaço para brincar, para dar asas à sua imaginação, para aprender através do lúdico. Por isso, é importante que exista um espaço amplo, limpo e com luz natural para brincar, preferencialmente com acesso ao ar livre. A forma como o espaço está organizado, os brinquedos e materiais de aprendizagem disponibilizados e as instalações sanitárias devem ser analisados em detalhe.
O berçário deve ter sala de berços, sala para atividades, copa de leites (com armários, esterilizador de mamadeiras, frigorífico, fogão elétrico e preferencialmente máquina de lavar), zona de higienização (com muda fraldas, banheira, armário, recipiente hermético para fraldas sujas e espaço para arrumar produtos de higiene).
Projeto Educativo da Creche
É fundamental inteirar-se do projeto educativo da instituição e das atividades planeadas para as crianças. Pergunte quais as competências que vão ser trabalhadas e como, onde se vão realizar as atividades e com que tipo de materiais, quais as atividades a realizar com os pais etc. Informe-se também do horário de cada atividade: aprendizagem, atividade lúdica, atividades exteriores, refeições, hora de dormir, entre outras.
Alimentação Equilibrada
Esta é uma das áreas que pode trazer mais inquietação aos pais. Esteja atento a alguns aspetos em particular:
- Confirme se existe um cardápio fixo e se este é equilibrado e foi elaborado por um nutricionista;
- Visite o refeitório, de preferência durante o tempo da refeição para perceber como se processa a rotina da alimentação;
- Peça para ver as instalações da cozinha onde a comida é feita.
Relacionamentos e Interação social
Ao entrar na instituição que pretende conhecer, esteja atento à forma como recebem as crianças, à sua simpatia e afetividade ou não. Observe também como os vários profissionais interagem entre si.
Pergunte sobre a formação das educadoras e auxiliares. Por norma existe uma educadora e uma auxiliar educativa em cada sala. Questione se existe uma presença regular a nível de enfermagem, pediatria ou nutrição.
É importante que ao escolher uma boa creche, esta não se limite apenas a 'vigiar' às crianças, mas que lhes proporcionem um ambiente acolhedor, seguro, em que os profissionais formados disponham de uma base de conhecimento adequada e apropriada para fazer da passagem do seu filho pela creche, algo que entretenha as crianças e seja educativo.