Filmes sobre maternidade retratam a vida em forma de arte (ou nesse caso arte que imita a vida?). A maternidade revela um período de bastante felicidade para a mulher, mas acima de tudo também de grandes dificuldades e períodos conturbados.
Listamos 5 filmes sobre maternidade que descontroem alguns mitos sobre a maternidade e mostra a verdade como ela realmente é.
Filmes sobre maternidade
Madres paralelas (2021)
Janis e Ana estão grávidas e dividem o mesmo quarto de hospital. Janis já é uma mulher de meia idade e está pronta para viver essa fase, mas Ana ainda é uma adolescente e está bastaste assustada com essa gravidez indesejada.
A direção é de Pedro Almodovar e está disponível na Netflix.
Mãe solo (2021)
É documentário de Camila de Moraes construído a partir de falas de Keisiane Santos, 24 anos, e Lúcia Batista, 63 anos. Ambas são mães solos negras da periferia de Salvador e precisam se virar sem nenhum apoio da família e do parceiro para enfrentar a gravidez.
A produção conta com relatos pautados em recorte racial e de classe social, e mostra a realidade de como a maternidade é tratada na prática no Brasil. Ela não se encontra em nenhum serviço de streaming até então.
Pequena mamãe (2022)
Pequena mamãe é mais uma dica de filme sobre maternidade, que narra a história da família de Nelly, que retorna a casa da matriarca após a sua morte para se desfazer de seus pertences. O filme é dirigido por Céline Sciamma e, dentre varios temas, também trata da relação mãe e filha entre as gerações, falando sobre convivência, etc. Está disponível n0 Amazon Prime Video.
Tully (2018)
A história começa em cima de Marlo, uma mãe de duas crianças que está à espera do seu terceiro filho. Assim que ele nasce, a vida dela fica sobrecarregada, com uma rotina exaustiva e diversas dificuldades para dividir o seu tempo cuidando dos filhos, casa e ainda precisando ser esposa.
A direção é de Jason Reitman e está disponível no HBO Max.
Olmo e a gaivota (2014)
Dirigido por Petra Costa e Lea Glob, o drama retrata as angústias da personagem Olívia, que precisa escolher entre a vida profissional e a maternidade, além de enfrentar as mudanças no corpo, seu instrumento de trabalho e expressão artística (ela é atriz). O filme está disponível na Netflix.
Se você gosta de filmes que tem representatividade feminina, confira aqui também esta lista com 7 obras inspiradoras que contam histórias reais de mulheres guerreiras.