Você sabe o que é ser intersexual?
Dia 26 de outubro é o dia de reconhecer e dar visibilidade às pessoas intersexuais na sociedade
publicado em: 26/10/2022Intersexual: você sabe o que é uma pessoa intersexo? Uma pessoa normalmente tem o sexo definido desde o nascimento graças à presença de um órgão sexual feminino ou masculino. Porém, existem casos em que isso não acontece, e a pessoa nasce com os dois sexos ou com uma genitália indefinida.
Nos termos medicinais, esse quadro é caracterizado como hermafroditismo, condição causada por mutação genética geralmente. O mais habitual é que a pessoa tenha ambos os órgãos sexuais, porém, apenas um deles é funcional.
Intersexual
Dia 26 de outubro é celebrado o dia da Visibilidade Intersexual. Presente na letra I da sigla LBGTI+, o termo se refere a uma variedade de condições em que uma pessoa nasce, com uma anatomia reprodutiva ou sexual que não correspondem às definições binárias típicas “de homem ou mulher”. Assim, um intersexual precisa ser acompanhado por uma equipe multidisciplinar.
Antigamente, era comum a realização de uma cirurgia para preservar o sexo dominante, completando o tratamento com hormônios. Hoje em dia, a abordagem é mais cuidadosa, esperando o próprio intersexual possa opinar e decidir.
Intersexual x transexual
Podemos citar como uma das diferenças entre um intersexual e um transexual o "defeito" na formação da genitália. Enquanto o transexual tem o sexo perfeitamente formado desde o nascimento, mas quer ser reconhecido e aceito como alguém do sexo oposto, o intersexual precisa corrigir essa indefinição de nascença para confirmar seu sexo biológico.
Há riscos de inadaptação?
Apesar dos casos de intersexualismo não serem muito frequentes, eles ainda sim são delicados já que não se trata só de decidir o sexo biológico. O assunto tem todas as questões de identidade de gênero envolvidas e há casos em que a pessoa é submetida a uma cirurgia corretiva, e depois manifesta comportamentos que a afastam do gênero previsto.
O ideal é fazer um acompanhamento psicológico e médico especialistas para que todas as questões sejam consideradas, tanto o aspecto anatômico e funcional do sexo, como as questões de desejo e identificação. Uma decisão rápida e precipitada pode provocar problemas posteriores.