Mapa da acne: o que é e tipos de tratamento
A localização das espinhas diz muito sobre a causa do aparecimento; veja mais aqui
publicado em: 20/10/2022Mapa da acne vem da origem da antiga medicina chinesa e ayurvédica, servindo para entender o aparecimento dos cravos e das espinhas ao lugar em que eles estão no rosto. Essas regiões dizem sobre os hábitos da pessoa e o funcionamento do seu organismo.
Abaixo, veja o mapa da acne e o seu significado.
Mapa da acne
Bem, a gente sabe que acne é uma condição inflamatória da pele e que ocorre quando o folículo da glândula sebácea está inflamado e infectado, acumulando sebo e células mortas. Porém, o problema também pode ser ocasionado por fatores genéticos e a mudança hormonal principalmente durante a adolescência por conta da influência do excesso de oleosidade.
O mapa da acne serve exatamente para entender os fatores por trás do surgimento dos cravos e das espinhas. Veja abaixo:
Linha do cabelo e têmporas
Se a acne surgir na linha do cabelo e têmporas, o motivo pode ser o uso incorreto de óleos capilares, o excesso de oleosidade na raiz do cabelo e a má higiene dos fios.
Bochechas
As acnes de atrito surgem neste região e estão ligadas aos hábitos rotineiros, como o atrito do celular com o rosto durante uma ligação e o atrito entre o travesseiro e o rosto. O uso de máscaras também podem ocasionar o surgimento de acne na região.
Zona T
A acne na zona T (área da testa, nariz e queixo) pode estar relacionada à puberdade e à liberação de hormônios, já que essa área concentra uma grande quantidade de glândulas sebáceas.
Mandíbula
A acne afeta essa região muito em mulheres adultas, desencadeado por um quadro de ovários policísticos. Em homens, o surgimento pode ter ligação às alterações nos hormônios. Em caso de surgimento de acne no queixo ou na mandíbula, procure a ajuda de um dermatologista.
Veja mais dicas de Saúde e Bem-Estar
Tipos de tratamento para cada tipo de acne
Existem diferentes tipos de acnes e o tratamento varia de acordo com o estágio da inflamação, que é classificada em 4 níveis de acordo com gravidade das lesões na pele. Veja abaixo:
Acne grau 1 - É quando surgem os cravos. O tratamento é feito com sabonete, hidratante facial e protetor solar, além de uma boa limpeza de pele. Veja alguns produtos que podem auxiliar no processo de prevenção:
Acne grau 2 - É quando surgem cravos, espinhas pequenas com pus e bolinhas avermelhadas. O cuidado são os mesmos do Grau 1 e sem muita necessidade de usar medicamentos.
Acne grau 3 - Junto com os cravos e espinhas, aparecem lesões maiores, mais avermelhadas e bem doloridas;
Acne grau 4 - É uma condição piorada do Grau 3, com inflamações atingindo camadas mais profundas da pele.
O acompanhamento médico é muito importante desde o primeiro grau da acne afim de evitar efeitos colaterais. Além disso, é fundamental manter uma rotina básica de cuidados com limpeza facial.
Como evitar a acne
Veja alguns cuidados com a pele afim de evitar acne:
Limpar bem a pele sem a deixar totalmente ressecada;
Hidratar sempre a pele, equilibrando óleos e hidratantes naturais;
Usar protetor solar;
Evitar alimentação desregulada e o uso de medicações desreguladoras dos padrões hormonais, estresse etc.