logo ponto da mulher
Outros

Basquete Brasileiro: Estrelas E Conquistas

Ascensão e Transformação: A Evolução Contínua do Basquete no Brasil

publicado em: 20/05/2024

Tamanho:

Hoje, o basquete se tornou um dos esportes mais dinâmicos e espetaculares, e poucos se lembram que ele apareceu pela primeira vez como uma modalidade de equipe masculina nos Estados Unidos, no final do século passado. Apenas alguns anos após o surgimento dos primeiros times de basquete masculino, representantes do sexo feminino se juntaram a eles e já em 1893 aconteceu a primeira partida entre times femininos.

Naquela época, ninguém poderia imaginar que o jogo, inventado como um esporte intensivo para crianças comuns no inverno, acabaria se tornando tão popular quanto o futebol. O basquete não é mais jogado com bolas parecidas com bolas de futebol, e o alvo principal em forma de cesta perdeu o fundo e passou. Os espectadores vêm aos estádios de basquete para assistir com muito prazer aos jogos de estrelas mundiais, entre as quais há muitos brasileiros.

Basquete
Foto: Divulgação

História Do Basquete No Brasil

As primeiras competições de basquete no Brasil datam de 1912. 7 anos depois, aconteceram no Rio de Janeiro partidas oficiais do campeonato de basquete, cujo primeiro vencedor foi o Flamengo. Se fosse possível fazer apostas esportivas online com 1Win em 1922, um dos eventos de sucesso da época seriam, sem dúvida, as partidas internacionais entre as seleções do Brasil, Argentina e Uruguai.

A seleção brasileira masculina já conquistou o título mundial duas vezes, em 1959 e 1963 e as conquistas da seleção feminina não foram piores. A primeira medalha do campeonato mundial foi conquistada em 1971, quando nossas meninas conseguiram subir ao terceiro degrau do pódio. Desde 1992, a equipe participa consistentemente dos Jogos Olímpicos e, em 1996, conquistou a medalha de prata. Há também um triunfo no campeonato mundial na história do basquete feminino brasileiro, que remonta a 1994.

Influência Dos Jogadores Brasileiros Na NBA

O primeiro legionário brasileiro a se firmar na NBA foi R. Ferreira, que jogou pelo time de Portland em 1988. Antes disso, O. Schmidt e M. Abdalla receberam ofertas para se mudarem para os EUA, porém, ambos recusaram a tentação de jogar entre os profissionais americanos, pois assim perderiam a oportunidade de jogar pela seleção nacional. Naquela época, era costume incluir em sua composição apenas atletas amadores.

Ao longo da história, 20 jogadores brasileiros de basquete atuaram em times da NBA. Os mais notáveis ​​entre eles foram:

  • T. Splitter conquistou o título do campeonato em 2014, jogando pelo San Antonio, esta foi a primeira vez que um brasileiro conquistou o título mais alto jogando por profissionais americanos;
  • L. Barbosa conquistou o sexto lugar na categoria “Jogador do Ano” na temporada 2006-2007, quando era jogador de basquete em Phoenix;
  • Varejão conseguiu vencer as duas conferências da NBA e jogar na mesma temporada pelos dois finalistas, incluindo um título de campeonato com o Golden State.

O maior número de brasileiros apareceu na NBA entre 2015 e 2017, quando 9 jogadores estrangeiros atuaram em times profissionais dos EUA.

Técnicas E Estratégias No Site

Uma partida de basquete não pode ser considerada uma competição na qual se podem esperar manobras caóticas ou ações completamente imprevisíveis, pelo contrário, uma luta entre equipes profissionais é sempre apresentada como algo pré-planejado nos mínimos detalhes. No basquete, vence a equipe que utilizar de forma mais racional e competente os principais fatores e componentes do jogo, ou seja, estratégia, tática e técnica.

Falando em estratégias, vale ressaltar que elas dependem de objetivos e são determinadas por diversos fatores. Qualquer estratégia deve responder à questão do que a equipa deve fazer num determinado momento.

A principal tarefa da tática é resolver a situação atual que pode ser grupal ou individual, e também orientada para defesa ou ataque.

Perspectivas Para O Desenvolvimento Do Basquete No País

Em uma era em que a NBA se torna mais acessível, o basquete brasileiro vive momentos de otimismo. Essa ideia é motivada pela atuação de jovens talentos que, graças ao trabalho árduo da comissão técnica e à atuação da torcida, estão levando o Brasil a novos patamares no esporte mundial.

Superando obstáculos como:

  • Infraestruturas estáveis ​​insuficientes;
  • Investimento insustentável no basquetebol feminino;
  • Manifestações burocráticas.

Porém, o basquete brasileiro já se tornou uma realidade. Uma nova geração de estrelas está pronta para demonstrar sua determinação e talento para preparar o caminho para acertos de 100% e triunfos notáveis. 

avatar
Publicado por

Equipe ponto da mulher

Uma equipe inspirada pela diversidade do universo de cada mulher

Compartilhar: