Voleibol Brasileiro: Das Raízes Nacionais Ao Domínio Mundial
Paixão Nacional: A Ascensão e os Triunfos Históricos do Voleibol Brasileiro
publicado em: 20/05/2024O voleibol é um dos esportes mais populares do Brasil que, apesar de ser inferior ao futebol, ainda reúne milhões de torcedores e atletas de todos os estados do país. Os brasileiros estão sempre dispostos a apoiar suas equipes masculina e feminina em campeonatos internacionais assim como apoiar ardentemente as equipes locais.
Tal como acontece com outras modalidades, a história do voleibol no país começou com uma iniciativa local. Uma contribuição significativa para o desenvolvimento do voleibol no Brasil foi feita pelos europeus, que trouxeram esse jogo com eles para a América do Sul, apresentando suas regras aos locais. Durante muito tempo, as equipes de vôlei eram exclusivamente amadoras. A sua própria seleção nacional surgiu apenas na década de 1940, o que marcou o primeiro pico de popularidade do voleibol. Hoje, o Major sport, plataforma onde são apresentadas dezenas de esportes e centenas de campeonatos, pode te ajudar a apostar nesta modalidade, só precisa escolher um torneio interessante e fazer sua primeira aposta em qualquer um dos diferentes resultados. O cálculo dos ganhos é realizado no menor tempo possível.
Primeiros Anos E Desenvolvimento Do Voleibol No Brasil
A seleção masculina de vôlei conquistou sua primeira taça em 1951, tornando-se a equipe mais forte do Campeonato Sul-Americano e a partir desse momento, ela se tornou invariavelmente a mais forte do campeonato continental. A única exceção é 1964, quando jogadores da Argentina levaram a taça, mas o Brasil não disputou o torneio daquele ano.
O início da jornada da seleção feminina é mais espinhoso. Por muito tempo, o vôlei feminino, como muitos outros esportes coletivos, permaneceu inacessível ao belo sexo. Somente na década de 1950 começou uma certa flexibilização e as mulheres começaram a criar equipes semiprofissionais. A estreia no Campeonato Sul-Americano ocorreu em 1956, quando a equipe conquistou o título do campeonato em uma luta tensa, derrotando por sua vez as seleções do:
- Uruguai;
- Peru;
- Argentina.
Das décadas de 1950 a 1980, a seleção feminina sagrou-se 7 vezes campeã do torneio continental. A equipe estreou nos Jogos Olímpicos de 1980 onde ocupa a 7ª posição na classificação final. No Mundial de 1986, a equipe ficou em 5º lugar, demonstrando um jogo coletivo de alta qualidade.
A Era De Ouro Do Voleibol Brasileiro: Grandes Sucessos
O período de maior florescimento do voleibol ocorreu na década de 1980. Foi durante este período que a seleção masculina conquistou vários troféus de prestígio. A seleção juvenil trouxe para casa o bronze e a prata nos Campeonatos Mundiais de 1977 e 1981 e conquistou a medalha de bronze na Copa do Mundo de 1981. Em 1982, a seleção ficou em segundo lugar na Copa do Mundo, atrás da seleção argentina e em 1984, os brasileiros terminaram em segundo lugar nos Jogos Olímpicos.
Este se torna o ponto de partida de um período que pode ser chamado da era de domínio da seleção nacional no cenário internacional. Sob a liderança de Zé Roberto, o time venceu os Jogos Olímpicos pela primeira vez em 1990 e se tornou o melhor time da Liga Mundial em 1993. A seguir estão as vitórias em torneios igualmente famosos:
- Copa dos Campeões Mundiais;
- Copa do Mundo;
- Liga Mundial.
A seleção feminina também apresenta excelentes resultados neste período, quando conseguiu montar o elenco mais forte. Já em 1992, a equipe conquistou a 4ª posição na classificação dos Jogos Olímpicos. Em 1994, sob a liderança de um novo treinador, a equipe conquistou o Grande Prêmio da Federação Internacional de Voleibol, seguido pela vitória no Campeonato Mundial, em 1996 no Brasil.
A Influência Dos Treinadores No Sucesso Da Equipe
A enorme contribuição dos treinadores para o sucesso das seleções nacionais é geralmente reconhecida. No período áureo, a seleção masculina era comandada por Zé Roberto. Este treinador foi capaz não só de discernir os talentos da geração mais jovem de jogadores de voleibol, mas também de organizar uma interação eficaz em campo, posteriormente, se mudou para a sede da seleção feminina de vôlei, que dirige até hoje.
Seu lugar como técnico da seleção masculina foi ocupado por Bernardinho, que também já havia treinado a seleção feminina. Bernardinho introduziu uma série de mudanças que permitiram ao time jogar de forma mais agressiva e rápida. Os treinadores desempenham um papel fundamental na revelação dos talentos das estrelas modernas e na sua implementação em campo.
Grandes Jogadores E Sua Contribuição Para A História Do Voleibol
A seleção brasileira masculina ficou famosa graças a jogadores de destaque como Antônio Moreno, o jogador de vôlei mais popular do país, além de Renan, Bernard, Mauricio e André Ricardo. Entre as mulheres, as jogadoras de maior destaque na seleção continuam sendo Ana Moser, Ana Paula e Fernanda Venturini, que conquistaram diversos prêmios de prestígio ao longo de suas carreiras.