Saiba a importância do Outubro Rosa e como se prevenir precocemente
Saiba mais sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama
publicado em: 08/10/2022Outubro Rosa é uma campanha bem conhecida mundialmente no mês de outubro e marcado por ações afirmativas relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Anualmente, o evento tem como objetivo compartilhar informações sobre o câncer de mama e o câncer do colo do útero, promovendo uma conscientização sobre as doenças e proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico para a redução da mortalidade.
Abaixo, conheça mais sobre o Outubro Rosa.
Outubro Rosa
O câncer de mama é bem frequente entre as mulheres brasileiras, onde ocorre um desenvolvimento anormal das células da mama, que se multiplica repetidamente até formarem um tumor maligno. Abaixo, veja como diagnosticar precocemente a doença e os cuidados a serem tomados.
Como descobrir a doença precocemente
É recomendável que toda mulher com 40 anos ou mais de idade procure um ambulatório, centro ou posto de saúde para realizar o exame clínico das mamas anualmente. Mulheres entre 50 e 69 anos deve fazer pelo menos uma mamografia a cada dois anos, mesmo que não tenha sintomas.
Aliás falando sobre os sintomas, o do câncer de mama é mais fácil de ser percebido pela mulher, pois surge um caroço no seio que pode ser acompanhado ou não de dor. Outra característica da doença é na pele da mama, que pode ficar parecida com uma casca de laranja. Os especialistas alertam ainda que pequenos caroços podem surgir embaixo do braço, sendo necessário consultar um profissional de saúde para um diagnóstico mais preciso.
Quais exames fazer
O exame das mamas é feito para identificar alterações nas mesmas, onde pode ser necessário a indicação de exame mais específico, como a mamografia (raio-X da mama que permite descobrir o câncer quando o tumor ainda é bem pequeno). Apenas um médico ou enfermeiro treinado para essa atividade poderá te indicar a melhor solução e exame.
80% dos casos de câncer de mama são descobertos por meio do autoexame, que é quando a própria mulher apalpa os seios para reconhecer o próprio corpo. Ele não substitui o exame clínico das mamas realizado por um profissional de saúde treinado, mas qualquer sinal de alteração é necessário procurar imediatamente o serviço de saúde mais próximo de sua residência.
Riscos e Cuidados
Fique sempre atenta! Se uma pessoa da sua família (principalmente a mãe, irmã ou filha) teve essa doença antes dos 50 anos de idade, você terá muito mais chances de ter um câncer de mama. Quem já teve câncer em uma das mamas ou câncer de ovário, em qualquer idade, também deve ficar atenta. Se você está entre as mulheres com maior risco de ter o câncer de mama, os cuidados devem ser redobrados, com a realização de exames a partir dos 35 anos de idade e a mamografia uma vez por ano.
Mantenha sempre uma alimentação saudável e equilibrada, com bastante frutas, legumes e verduras. A prática de atividades físicas e não fumar também são algumas dicas que podem ajudar na prevenção de várias doenças, inclusive do câncer.