Relacionamento aberto: será que você está pronta para entrar nessa?
Muitos casais pensam em entrar no relacionamento aberto com intuito de melhorar a relação, mas será que você estaria pronta para encarar?
publicado em: 02/06/2022Relacionamento aberto é onde duas pessoas, que vivem um relacionamento monogâmico, decidem consensualmente de explorar a não-monogamia, ou seja, colocar mais uma pessoa na relação. Essa decisão pode significar uma variedade de coisas, como a inclusão de novos parceiros juntos ou separadamente e até o desenvolvimento de relacionamentos românticos externos.
Não existe uma fórmula mágica para um relacionamento aberto ser um sucesso, isso vai depender de como cada casal lida com a situação. Então que tal conhecer mais sobre o tema e tomar as suas decisões? Não custa nada e ninguém é obrigado a abrir a relação, mas é sempre bom conhecer mais sobre diversas relações e aprender um pouco sobre.
Relacionamento aberto
A monogamia é o estilo de relacionamento mais popular, embora não seja o único disponível. Um relacionamento "fechado" corresponde ao modelo monogâmico, que é o modelo digamos, tradicional. Já o relacionamento aberto, propõe uma quebra nesse “contrato” de monogamia e cria alternativas para o casal ter relações paralelas, sem que isso seja considerado traição. Qual é o melhor? A resposta é simples: o melhor relacionamento é aquele que funciona para o casal =) .
Uma das grandes diferenças entre os dois modelos de relacionamento está na negociação do desejo. Na monogâmica, existem certas regras quanto à condução do desejo, onde apenas uma pessoa pode receber seu afeto romântico e a exclusividade na intimidade. Saindo desses limites, ocorre a traição.
Esse tipo de relação monogâmica tem seus prós e contras, pois para muitos se vive assim perfeitamente feliz, mas para outros não. Por isso a relação funciona perfeitamente para casais que decidam viver assim, como um senso comum. O consenso sempre deverá prevalecer na relação, pois é ele que basta para que a busca pelo prazer seja positiva.
Relacionamento sério x Relacionamento aberto
Muitas pessoas classificam o relacionamento monogâmico (fechado) como relacionamento sério, mas será que o relacionamento aberto não é sério?
Os namoros ou casamentos abertos são sim sérios, pois há uma conexão e companheirismo entre os casais. Embora a liberdade esteja presente no relacionamento aberto, há também confiança, bom senso, sentimentos e limites.
Pense em seriedade como o fato de se comprometer a viver a individualidade, sem machucar a outra pessoa. Isso faz com que você ganhe confiança, seja honesta e sincera com a sua relação.
Há regras no relacionamento aberto?
Não existe um modelo pronto de regras em um relacionamento aberto, cabendo ao casal definir o rumo da experiência, combinar as condições e os consensos. O diálogo é fundamental!
Porém o relacionamento aberto também é um processo de descoberta e os envolvidos precisam analisar o que desejam, listar os pontos positivo, deixar claro os pontos que não aceitam e se permitir a mudarem de ideia durante a experiência. Ambos precisam ter esse autoconhecimento e testar os seus limites e motivações.
Confira 5 sites de relacionamentos para conhecer novas pessoas
É importante que o casal tenha certeza de que entendem relacionamento aberto da mesma forma. Resolvam primeiro na teoria antes de partirem para prática. Veja algumas perguntas que o casal deve fazer antes de entrar em um relacionamento aberto:
É apenas relação ou os parceiros podem tem outros tipos de envolvimento?
Conhecidos, ex-namorados, amigos em comum podem entrar na lista de possibilidades ou estão vetados?
O pacto de não-exclusividade vale para todos os dias da semana, em qualquer lugar ou, por exemplo, fica restrito a momentos de viagens?
É preciso que haja uma comunicação e que os dois estejam consentidos dos "termos".
Será que o relacionamento aberto funciona pra mim?
Existem sim vantagens no relacionamento aberto, como maior liberdade para o desejo, grande cumplicidade entre o casal, a saída da rotina, crescimento psicológico, o medo da traição tradicional etc. Mas nada disso será permitido também se o casal abrir o relacionamento para novos parceiros por conta de uma crise que estão vivendo, aquela clássica desculpa de "tentativa de salvar o namoro ou casamento". Isso jamais dará certo!
Os desentendimentos, desgaste ou decepções devem ser resolvidos entre o casal e jamais incluindo uma nova pessoa no meio da turbulência. Se ambos não estão satisfeitos, não jogue a responsabilidade de um "salvamento" da relação em terceiros.
Também não tente abraçar a vontade do parceiro em entrar em um relacionamento aberto apenas para o agradá-lo com medo de perdê-lo. O relacionamento aberto precisa ser interessante para ambos, deve ser recíproco.
E quem pode viver um relacionamento aberto?
Qualquer pessoa pode encarar um relacionamento aberto, desde que esteja disposta a reinterpretar os sentidos do amor e disposta a viver essa experiência sem amarras. A decisão precisa ser sua e do seu parceiro.
O relacionamento aberto pode ser vivido por jovens casais ou parceiros de longa data, desde que eles se amem, se respeitem e queiram em consenso experimentar essa liberdade sem ciúmes e dúvidas.
Você pode também conversar com um terapeuta ou psicólogo para se aprofundar sobre essa possibilidade de abrir a relação. Essa conversa pode te trazer equilíbrio e impedir que fantasias te guie para escolhas equivocadas.