5 sinais de um relacionamento abusivo
Veja como identificar se você está dentro de um relacionamento abusivo
publicado em: 31/05/2022Relacionamento abusivo é algo bastante sério e que pode destruir as condições psicológicas de uma mulher, se ele for mantido por um longo período. Efeitos como desprezo, rebaixamento, pouca autoestima e medo de não conseguir seguir em frente são alguns dos sintomas mais frequentes de quem passa por esse trauma em sua vida.
É extremamente necessário realizar uma intervenção com um especialista, com apoio e suporte à vítima. Muitas das vezes ela está presa e não encontra uma saída para terminar a relação. Muitas delas vão além, passando a acreditar em uma mudança de comportamento do seu parceiro, já que o abusador vive de promessas.
Então, veja como identificar um relacionamento abusivo o quanto antes.
Relacionamento abusivo
Controle
O manipulador utiliza de simples frase para controlar a vítima, passando a decidir o que o parceiro pode e não pode fazer. É ele que passa a decidir as roupas, as atividades e com quem a vítima deve antes, tudo com a desculpa de que “Eu sei o que é melhor para você” ou “Quem ama, não esconde”?
O agressor passa a querer controlar tudo do parceiro, desde as mensagens do celular, redes sociais e e-mails.
Afastamento de outras pessoas
Em um relacionamento abusivo, o abusador finge estar preocupado com a vítima ao tentar afastá-la das demais pessoas, concentrando apenas nele as necessidades emocionais e sociais dela.
A ideia do abusador é fazer com que a vítima dependa somente dele, passando para ele toda a exclusividade e desejo dela. Frases como "Aquele seu amigo dá em cima de você, não quero que você ande mais com ele" e "O seu outro amigo não faz bem para você, ele é uma má influência. Por que você ainda anda com ele?" são bastante utilizadas.
Inferiorizar o parceiro
O abusador tenta a todo custo colocar a sua parceira pra baixo, não conseguindo vê-la passando por um bom momento. Ele não vibra com as grandes conquistas da parceira, a diminui o tempo todo e ele sempre será superior a ela no relacionamento.
O terror psicológico passa a ser grande, afetando a autoestima da vítima que não consegue tomar as próprias decisões.
Jogos emocionais
O parceiro abusivo coloca toda responsabilidade da culpa para o outro, fazendo com que a pessoa se sinta mal com ela mesma e reconheça os erros, mesmo sem ter a menor culpa. É uma espécie de jogo emocional, onde algumas cartas podem ser utilizadas pelo abusador para conseguir o que ele quer, como afastamento, sexo, intimidade, silêncio etc.
Agressão e violência
Se a vítima de um relacionamento abusivo ainda não chegou nessa fase, muito provavelmente chegará em breve. O abusador na maioria dos casos bate no parceiro com a desculpa de que estava descontrolado, fazendo promessa de que isso nunca mais irá se repetir.
O arrependimento, as promessas e as juras de amor são manipulações para manter o relacionamento. Porém, saiba que é muito perigoso conviver com alguém que agride o parceiro, seja agressão psicologicamente ou física.
Você sabia que diversos municípios brasileiros oferecem atendimento psicológico, social e orientação jurídica para vítimas de violência? Clique aqui e saiba onde pedir ajuda em caso de violência.