Representatividade Feminina nas eleições 2022
Com leve aumento, bancada feminina no Congresso terá trans e indígenas, mas ainda sim é pouco
publicado em: 04/10/2022Representatividade feminina nas eleições 2022 teve um leve aumento de 18% no número de deputadas federais eleitas: dos 513 parlamentares eleitos, 91 são mulheres. Dessas, duas são trans e três são indígenas. O número é maior do que a de 2018, quando 77 mulheres conquistaram uma vaga.
A partir do ano que vem, 17,7% das mulheres irão sentar nas cadeiras do Congresso, onde atualmente a representação é de 15%.
Representatividade Feminina na Eleição 2022
Embora tenha sido um leve aumento, a eleição de 2022 foi história no que diz respeito a representatividade feminina. Pela primeira vez na história, o Congresso Nacional terá duas deputadas transgênero em sua composição: Erika Hilton (PSOL-SP), eleita com mais de 256 mil votos, e Duda Salabert (PDT-MG), com mais de 208 mil votos.
A representação indígena também elegeu Sônia Guajajara (PSOL-SP), com mais de 156 mil votos, Célia Xakriabá (PSOL-MG), com 101 mil votos, e Silvia Waiãpi (PL-AP), com mais de 5 mil votos em seu estado. Entre os destaques das candidaturas negras estão Carol Dartora (PT-PR), eleita a primeira deputada federal negra do Paraná, e Jack Rocha (PT-ES), a primeira mulher negra eleita deputada federal no Espírito Santo
Oito estados brasileiros elegeram as mulheres como as mais votadas para o Congresso. Veja quem são:
Bia Kicis (PL-DF)
Caroline de Toni (PL-SC)
Natália Bonavides (PT-RN)
Yandra de André (União-SE)
Silvye Alves (União-GO)
Dra. Alessandra Haber (MDB-PA)
Socorro Neri (PP-AC)
Detinha (PL-MA)
Cresceu, mas ainda não é o ideal
O Brasil ainda está longe de alcançar a média mundial de participação feminina no Parlamento, segundo a União Interparlamentar (UIP). A organização global reúne 193 países e considera que o ideal é que as mulheres representem 26,4% do total.
Atualmente, a representação feminina no Congresso é de 15%. A partir do ano que vem, o número subirá para 17,7%, ainda abaixo dos 26,4% considerado ideal pela UIP.
Ver mais: Confira mais dicas de Comportamento clicando aqui