Entenda as 5 linguagens do Amor e identifique a sua
Como você Ama? Entenda aqui as 5 linguagens do Amor
publicado em: 25/06/20225 linguagens do Amor: É bem natural do ser humano gostar de alguém e querer demonstrar isso de todas as formas possíveis. O humano aprendeu a desenvolver essa capacidade de transmitir sentimentos antes mesmo de aprender a falar.
O ser humano evoluiu, desenvolveu os gestos, a fala, as coordenações das palavras, aprendeu a construir frases... porém, ainda sim nem sempre consegue identificar ou demonstrar o que sente pelo outro. Quando isso ocorre é um problema, pois pode desgastar relacionamentos, não conseguir alcançar o que deseja, etc.
É bastante importante entender, demonstrar, se atentar aos sinais de um relacionamento. É o que diz o escritor e conselheiro amoroso Gary Chapman em seu livro 'As 5 linguagens do amor (1992)'. Segundo ele, há cinco linguagens básicas para se expressar e compreender o amor, sendo essas linguagens únicas de cada indivíduo.
Abaixo, conheceremos as 5 linguagens do Amor, segundo Gary Chapman.
5 linguagens do amor
Conheça as 5 linguagens doamor, segundo Gary Chapman.
Palavras de afirmação
Palavras de afirmação, um elogio, um incentivo... “nossa amor, o almoço estava ótimo”, “você é perfeita” ou ainda “relaxa, tudo vai dar certo” são exemplos de como expressar o seu amor.
Tenha em mente que as palavras tem poder, tanto para o bem quanto para o mal.
Qualidade de tempo
Dedicar um tempo exclusivo para aqueles que queremos por perto e amamos é bastante importante na linguagem do amor. Uma atenção diária, querer estar por perto...
Relacionamento aberto: será que você está pronta para entrar nessa?
Presentes
Uma lembrança, por mais simples que seja, tem um simbolismo muito importante quando se quer demonstrar um carinho por alguém. Seja uma flor, uma joia, um bombom... a felicidade de quem recebe um mimo é compartilhada com quem oferece.
Gestos de serviços
Valorização e motivação: são dois grandes pilares que tornam um relacionamento bastante feliz e sadio. Afinal, ações valem mais que as palavras!
O carinho como se cuidar de pequenas coisas do dia-a-dia deixa o outro bastante feliz e realizado.
Toque-físico
Claro, isso vale de pessoa para pessoa, mas existem pessoas que necessitam de um toque físico, sentir fisicamente o outro. Um abraços, um beijos, um cafuné...
O carinho demonstra o amor quando a entrega e a reciprocidade agem em conjunto, sem sufocar ou cobrar o outro.
Conclusão
Nem todas as pessoas se enquadram em nenhuma condição das 5 linguagens do amor descritas acima. Como Gary especificou, isso é muito pessoa de cada pessoa, sendo algumas longe de encontrar perspectiva de melhora em seus relacionamento, não sabendo identificar sua linguagem e das pessoas ao seu redor.
Se esse for o seu caso, procure um profissional com capacidade de trabalhar para a melhora do relacionamento amoroso, trabalhando aspectos individuais e em conjunto do casal. Hoje, existem técnicas bem eficazes e poderosas que oferecem resultados altamente favoráveis e a melhoria contínua.
Espero que você consiga identificar qual é sua linguagem e a das pessoas ao seu redor.