logo ponto da mulher
Bem-estar

Ansiedade não é frescura e nem mimimi

Doença atinge grande parte da população brasileira e pode influenciar nosso dia a dia

publicado em: 13/05/2022

Tamanho:
Ouça a matéria:

Ansiedade não é frescura e muito menos mimimi, pelo contrário! A saúde mental é um assunto muito sério e faz parte de nossas vidas. É bem normal sentir medo, seja nas entrevistas de emprego, no dia de uma prova, ao andar de avião, ao tomar grandes decisões etc. O problema é quando o medo se torna um transtorno de ansiedade e a pessoa passar a mudar drasticamente o seu comportamento. Ai já é um sinal que a ela precisa de ajuda!

Na nossa sociedade atual, os problemas psicológicos estão cada vez mais constantes e muitas das pessoas dizem que são frescuras, mas não! Ansiedade não é frescura e pode levar a situações piores se não tratada.

Por que ansiedade não é frescura?

O corpo humano possui sistemas com várias funções controladas voluntariamente e outras automáticas, como é o caso da respiração: é algo automático, embora você consiga alterá-la intencionalmente. Nosso corpo possui mecanismos que funcionam nos protegendo de situações de perigo. O medo por exemplo, é uma consequência psicológica da evolução que nos faz prever riscos à nossa vida e está cada vez mais presente na nossa sociedade.

ansiedade não é frescura
Foto: Libbs

Existem várias situações estressantes que acabam construindo o quadro de ansiedade, pois as pessoas se enxergam em situações de perigo constante, mesmo estando em segurança. A ansiedade é uma consequência de funcionamentos imperfeitos da psicologia humana. Uma pessoa com crises de ansiedade não consegue controlá-las, já que o cérebro o faz acreditarem que estão em perigo constante e desproporcional.

A ansiedade tem alguns distúrbios, como:

  • Ansiedade generalizada;

  • Transtorno obsessivo compulsivo;

  • Ataque de pânico;

  • Fobias;

  • Transtornos de estresse pós-traumático.

Esses distúrbios tem origens e causas diferentes, mas todos eles destroem completamente o dia de quem sofre com isso. A ansiedade causam alguns sintomas físicos desagradáveis, como:

  • Taquicardia;

  • Falta de ar;

  • Sudorese;

  • Tremores;

  • Insônia;

  • Desmaios;

  • Tontura;

  • Gagueira.

Frio na barriga, medo do fracasso ou de ficar sozinho, alterações constantes de humor, fadiga, comer exageradamente, preocupação excessiva com o futuro, melancolia, angústia, tristeza, busca irracional pela perfeição, vertigens... Esses são outros sintomas de ansiedade que o corpo emite para a gente.

Tratamento da ansiedade

Diagnóstico de problemas psicológicos não se dá através de exames de sangue ou laboratoriais, sendo necessário ser acompanhado de um médico psiquiatra e o psicólogo assim que esses sintomas começarem a surgir. O psiquiatra é um profissional formado em medicina e com poder de prescrever remédios controlados para auxiliar em alguns tratamentos.

Aprender a meditar: seu guia em 8 passos

Outro tratamento bem importante são as sessões de terapia, que fazem o indivíduo conhecer melhor a origem de suas questões e aprender a controlar crises mais fortes. Ansiedade não é frescura, é um problema social, e se não tratada pode levar a depressão, ao alcoolismo, uso de drogas, incapacidade funcional e até suicídio. Quando nossa saúde mental está abalada, o efeito pode ser catastrófico. 

Então, tá tudo bem se não estiver bem, desde que você peça ajuda. Procure um profissional capacitado e não deixe que a ansiedade te domine e te derrube. Ansiedade tem cura!

avatar
Publicado por

Equipe ponto da mulher

Uma equipe inspirada pela diversidade do universo de cada mulher

Compartilhar: