logo ponto da mulher
Bem-estar

Aprender a meditar: seu guia em 8 passos

publicado em: 15/12/2021

Tamanho:
Ouça a matéria:

Aprender a meditar é um método para acalmar a mente, ganhar concentração e recarregar as energias. Muito se fala sobre meditar, e há um mito de que a prática é complicada e frustrante. Isso acontece porque as pessoas criam muitas expectativas em torno da meditação, esperando que alguns minutos em silêncio e introspecção são o suficiente para resolver questões internas. No entanto, o ato de meditar é um hábito que deve ser cultivado diariamente para que os benefícios sejam colhidos com o tempo.
Portanto, a primeira dica é: não espere alcançar a iluminação ou sentir algo extraordinário nas primeiras tentativas. Em vez disso, procure ouvir seu corpo através do silêncio. Pronto para começar? Então reserve alguns minutos para a leitura dos oito passos para aprender a meditar e incluir essa prática na sua vida.

Aprender a meditar em 8 passos

Confira agora 8 maneiras de aprender a meditar para você começar hoje mesmo:


1. Encontre um lugar calmo

Não é necessário um local específico, desde que o espaço escolhido para a meditação seja silencioso e à prova de possíveis interrupções e distrações externas.

2. Reserve um tempo para você

Aprender a meditar

Garantimos que apenas 20 minutos do seu dia são o bastante para cuidar do seu mundo interno. Escolha um momento do dia que seja tranquilo para você. O ideal é que a prática seja feita logo ao acordar ou à noite, antes de dormir. Mas a hora certa para a meditação é você quem faz.

3. Fique em uma postura confortável

A flor de lótus (conhecida também como “perna cruzada de índio) é a melhor postura para meditar. No início é normal se sentir desconfortável, com possíveis dores na coluna ou ímpeto de se movimentar a toda hora. Caso você fique sinta muito incômodo, sente-se sobre uma almofada macia e apoie as costas na parede, de forma que a coluna fique bem alinhada e reta.

4. Preste atenção à respiração

É muito importante que você aprenda a respirar corretamente. Aliás, o grande truque é focar em sua respiração toda vez que sentir os pensamentos divagarem. Comece respirando profundamente durante 1 min, sempre pelo nariz. Para acalmar a mente, inspire em 8 s e expire em 16 s.

Musculação e emagrecimento definitivo: tudo o que você precisa saber

Veja mais dicas de como Aprender a meditar:

5. Não alimente os pensamentos

Muitos praticantes iniciantes esperam que a mente simplesmente se esvazie com a meditação. Isso não é possível, mas podemos controlar a força dos nossos pensamentos que transitam pela nossa mente. É mais simples do que parece: durante a meditação, toda vez que pensar em algo, observe o pensamento e não o alimente. Você pode ignorá-lo com o passo anterior, por meio da respiração. Em alguns instantes, o pensamento fixo perde força.

6. Coloque um som relaxante

Se o silêncio incomoda você, comece a meditação com um som relaxante, de batidas bineurais, que ajudam você a sintonizar-se com o momento. Depois de familiarizar-se com a prática, experimente o silêncio.

7. Foque em um objeto

Algumas técnicas de meditação iogues orientam os praticantes a focarem em um ponto fixo com os olhos abertos. Pode ser a chama de uma vela, o desenho de uma mandala ou qualquer outro objeto estimado por você. Associe o objeto a uma qualidade positiva, uma frase ou um mantra que você possa repetir em silêncio por várias vezes.

8. Esqueça os problemas

Se você não consegue aliviar sua mente e as preocupações tomam conta de você, imagine que você abra uma nova página no navegador do seu do seu computador mental. Se não conseguir, volte para a respiração.

Benefícios da meditação para a saúde

  • Com a prática diária da meditação, é possível perceber um melhor controle dos pensamento e manutenção do foco nas atividades, além de trazer outros benefícios, como:
  • Auxílio no tratamento da depressão e diminuição das chances de recaída;
  • Controle do estresse e a ansiedade;
  • Diminuição da insônia;
  • Melhora do foco e do rendimento no trabalho e estudos;
  • Ajuda no controle da pressão alta;
  • Maior controle da glicemia no diabetes;
  • Ajuda no tratamento de distúrbios alimentares e obsessivo-compulsivos.
  • Assim, mesmo sendo uma técnica de tradições antigas orientais, a meditação é totalmente aplicável no dia-a-dia para melhorar o bem-estar e qualidade de vida.

Os benefícios da meditação são sempre anunciados por aqueles que a praticam diariamente ou com regularidade. As pessoas têm motivos diferentes para querer meditar: silenciar uma mente inquieta, conhecer-se melhor, encontrar a tranquilidade e a verdade sobre si mesmo, forçar-se a ficar em um estado contemplativo ou se conectar à fé. 

Compartilhar: