Confira três chás poderosos e se surpreenda!
Chás poderosos são fontes de nutrientes para a saúde. Feitos à base de ingredientes naturais, como plantas, ervas e flores comestíveis, além de frutas e especiarias, essas bebidas podem ser consumidas quentes ou frias, e são fontes de agentes antioxidantes poderosos. Além disso, os chás são bastante saborosos e trazem vantagens incríveis para o corpo.
Geralmente associados à paz, equilíbrio e relaxamento mental, o consumo regular dessas iguarias também é uma ótima alternativa para manter o organismo ativo. Originado da China há mais de dois mil anos antes de Cristo, os chás se espalharam rapidamente pelo mundo. São inúmeros tipos, versões sabores e combinações, e é por isso que separamos aqui 3 chás poderosos para a saúde e suas principais funções em nosso organismo:
Benefícios de tomar Chá
O costume de consumir chás é um dos mais antigos do mundo, e em praticamente toda a história é possível encontrar passagens em que a famosa bebida está presente. Civilizações antigas já conheciam algumas dessas vantagens para a saúde e os utilizavam em situações muito específicas para o tratamento de doenças e sintomas diversos.
O chá, depois da água, é a bebida mais consumida. Quente, frio, de ervas ou flores, tomar chá é um ótimo hábito que combina com diversas situações: ler um livro, estimular uma noite tranquila de sono ou até como remédio natural.
3 Chás Poderosos
Conheça 3 chás poderosos, com muitos benefícios, para se tomar no dia a dia:
Chá verde
Nativo da China e da Índia, o chá verde é produzido a partir das folhas da planta Camellia sinensis e contém ingredientes “termogênicos”, ajudando a ativar as nossas reações metabólicas, fazendo com que o organismo responda melhor e distribua corretamente os alimentos ingeridos, eliminando, assim, gorduras localizadas.
Dentre os benefícios estão a presença de antioxidantes, cafeína, aminoácidos, vitaminas B, E, C, cálcio, magnésio, zinco, potássio e ferro. Outro fator importante é que o consumo da bebida também facilita a digestão, regula o intestino e combate a retenção de líquidos no organismo. Como se não bastasse tudo isso, algumas substâncias do chá verde contribuem para o bom funcionamento do cérebro, o que diminui as chances de demências e Parkinson.
Chã de hortelã
Falando em bem-estar do corpo e dieta saudável, o chá de hortelã é outro grande aliado nesse quesito. Com um sabor bastante agradável, sendo um dos mais refrescantes tipos de chás, a infusão de hortelã também proporciona vários benefícios à saúde. O principal é a redução do inchaço no corpo pela presença de agentes termogênicos. A infusão também é benéfica para o estômago e digestão, já que ajuda a equilibrar a produção e concentração de ácido estomacal e das enzimas digestivas que são essenciais para a apreensão de nutrientes. O mentol presente na hortelã atua como expectorante, aliviando tosses e congestão nasal. Os antioxidantes presentes nas folhas melhoram a memória e aumentam a capacidade de aprendizado.
Chá de Hibisco
Xô retenção! Rico em vitaminas, cálcio, ferro, fósforo, potássio, magnésio e licopeno, o chá de hibisco além de possuir um aroma super agradável, ainda é diurético, antioxidante e anti-inflamatório. Uma ótima opção para eliminar a retenção de líquidos no corpo. A erva aumenta a vontade de urinar, auxiliando na limpeza do organismo e por consequência, ajuda o corpo no emagrecimento tornando o processo mais rápido, saudável e natural.
Aprender a meditar: seu guia em 8 passos
Mas atenção, o chá de hibisco consumido em excesso potencializa a diminuição da pressão arterial devido à presença de antocianinas. Além disso, os compostos antioxidantes do hibisco inibem a formação de radicais livres, combatendo o envelhecimento celular. A infusão também ajuda quem precisa controlar o colesterol ou as taxas de glicose no sangue.
Como vimos, os chás possuem inúmeros benefícios para a saúde, mas muitos deles são contraindicados para gestantes, lactantes e crianças pequenas, principalmente sem orientação médica. Seus nutrientes melhoram o bem-estar do organismo, mas não substituem os tratamentos convencionais. Evite excessos, o ideal é evitar beber mais do que três xícaras por dia e, na dúvida, consulte sempre seu médico!