logo ponto da mulher
Maternidade

Diversas Histórias Curtinhas para Dormir

Confira histórias curtinhas para ajudar a relaxar e dormir

publicado em: 18/09/2023

Tamanho:

Uma história curtinha, também conhecida como conto, é uma forma literária que se caracteriza por sua brevidade e concisão. Geralmente, uma história curta apresenta uma narrativa completa em um espaço limitado de palavras, muitas vezes em poucas páginas. As histórias curtas têm uma estrutura que inclui elementos como enredo, personagens, cenário e conflito, mas todos esses elementos são desenvolvidos de forma mais compacta em comparação com um romance ou uma novela.

Características comuns de uma história curtinha incluem:

  1. Extensão limitada: A história curtinha pode variar de tamanho, mas geralmente têm entre 1.000 e 20.000 palavras. Elas são projetadas para serem lidas em uma única sessão.

  2. Concentração: Devido ao espaço limitado, os escritores de uma história curtinha geralmente se concentram em um evento específico, personagem ou tema.

  3. Clareza: A história curtinha frequentemente têm uma mensagem clara ou uma reviravolta no final que deixa uma impressão duradoura no leitor.

  4. Economia de palavras: Os escritores de história curtinha geralmente precisam escolher palavras cuidadosamente para transmitir informações e emoções de maneira eficiente.

  5. Personagens memoráveis: Apesar do espaço limitado, as histórias curtas muitas vezes apresentam personagens bem desenvolvidos que podem cativar o leitor.

  6. Impacto emocional: Muitas histórias curtas visam evocar uma resposta emocional do leitor, seja ela de surpresa, simpatia, tristeza ou alegria.

A história curtinha sé popular em muitos gêneros literários, incluindo ficção, mistério, ficção científica, fantasia, horror e literatura contemporânea. Elas oferecem aos escritores a oportunidade de explorar ideias e temas de maneira concisa e eficaz, e aos leitores, uma experiência de leitura rápida e envolvente.

História Curtinha

Antes de conferir história curtinha para dormir, que tal conferir algumas opções de livros com história curtinha para contar para crianças? Veja abaixo a lista que separamos para você.

Nota de transparência: Amazon e Ponto da Mulher mantêm uma parceria comercial, que não interfere no conteúdo dos nossos artigos. Ao clicar no link da loja, o Ponto da Mulher pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação. Os preços anunciados podem sofrer variação e a disponibilidade dos produtos está sujeita aos estoques. Os valores indicados no artigo desse texto são referentes ao mês de Setembro de 2023.

História Curtinha

Gosta de história curtinha? Confira algumas para ajudar a dormir. 

Espero que essas histórias o ajudem a ter uma noite de sono tranquila e doce! Boa noite!

A raposa e as uvas

Uma raposa passou embaixo de um pé carregado com lindas uvas. Ficou com muita vontade de comer aquelas uvas. Deu muitos saltos, tentou subir na parreira, mas não conseguiu. Depois de muito tentar foi-se embora, dizendo:

— Eu nem estou ligando para as uvas. Elas estão verdes, mesmo...

A Aventura do Coelhinho Perdido

Era uma vez um coelhinho chamado Pompom que se perdeu na floresta encantada. Com a ajuda de seus amigos, como o esquilo Fofinho e a coruja Sábia, ele encontrou seu caminho de volta para casa, onde todos compartilharam uma xícara de chá quente antes de dormir.

O cão e o osso

Um dia, um cão ia atravessando uma ponte, carregando um osso na boca.

Olhando para baixo, viu sua própria imagem refletida na água. Pensando ver outro cão, cobiçou-lhe logo o osso e pôs-se a latir. Mal, porém, abriu a boca, seu próprio osso caiu na água e se perdeu para sempre.

O Pequeno Estrela

Numa noite, uma estrela cadente chamada Estelinha decidiu visitar a Terra. Ela conheceu uma menina chamada Maria e juntas exploraram o céu noturno, fazendo desejos antes de Estelinha retornar ao espaço.

O galo e a pérola

Um galo estava ciscando, procurando o que comer no terreiro, quando encontrou uma pérola. Ele então pensou:

— Se fosse um joalheiro que te encontrasse, ia ficar feliz. Mas para mim uma pérola de nada serve; seria muito melhor encontrar algo de comer.

Deixou a pérola onde estava e se foi, para procurar alguma coisa que lhe servisse de alimento.

O Gato Curioso

O gato Tito era muito curioso e, uma noite, escapou pela janela para uma aventura noturna. Ele explorou o bairro, encontrou novos amigos e aprendeu que a melhor aventura era sua própria casa com sua família amorosa.

A rã e o touro

Um grande touro passeava pela margem de um riacho. A rã ficou com muita inveja de seu tamanho e de sua força. Então, começou a inchar, fazendo enorme esforço, para tentar ficar tão grande quanto o touro.

Perguntou às companheiras do riacho se estava do tamanho do touro. Elas responderam que não. A rã tornou a inchar e inchar, mas, ainda assim, não alcançou o tamanho do touro.

Pela terceira vez, a rã tentou inchar. Mas fez isso com tanta força que acabou explodindo, por culpa de tanta inveja.

O Peixinho Sonhador

Numa lagoa tranquila, vivia um peixinho chamado Nemo. Todas as noites, ele sonhava em nadar pelos oceanos e explorar o mundo. No final de cada sonho, ele acordava feliz por estar em casa, cercado por sua família.

A gansa dos ovos de ouro

Um homem e sua mulher tinham a sorte de possuir uma gansa que todos os dias punha um ovo de ouro. Mesmo com toda essa sorte, eles acharam que estavam enriquecendo muito devagar, que assim não dava...

Imaginando que a gansa devia ser de ouro por dentro, resolveram matá-la e pegar aquela fortuna toda de uma vez. Só que, quando abriram a barriga da gansa, viram que por dentro ela era igualzinha a todas as outras.

Foi assim que os dois não ficaram ricos de uma vez só, como tinham imaginado, nem puderam continuar recebendo o ovo de ouro que todos os dias aumentava um pouquinho sua fortuna.

A Floresta Encantada

Na floresta encantada, todos os animais tinham a habilidade de falar. Em uma noite mágica, todos se reuniram para contar histórias e cantar canções sob o luar antes de se aconchegarem em suas tocas.

Os viajantes e o urso

Dois homens viajavam juntos quando, de repente, surgiu um urso de dentro da floresta e parou diante deles, urrando.

Um dos homens tratou de subir na árvore mais próxima e agarrar-se aos ramos. O outro, vendo que não tinha tempo para esconder-se, deitou-se no chão, esticado, fingindo de morto, porque ouvira dizer que os ursos não tocam em homens mortos.

O urso aproximou-se, cheirou o homem deitado, e voltou de novo para a floresta.

Quando a fera desapareceu, o homem da árvore desceu apressadamente e disse ao companheiro:

— Vi o urso a dizer alguma coisa no teu ouvido. Que foi que ele disse?

Disse que eu nunca viajasse com um medroso.

A Árvore dos Desejos

Na beira de uma cidade, havia uma árvore especial. Dizia-se que todos os desejos feitos sob ela se tornavam realidade. Uma noite, um grupo de amigos fez desejos e, enquanto dormiam, seus sonhos se tornaram realidade.

O leão e o javali

Num dia muito quente, um leão e um javali chegaram juntos a um poço. Estavam com muita sede e começaram a discutir para ver quem beberia primeiro.

Nenhum cedia a vez ao outro. Já iam atracar-se para brigar, quando o leão olhou para cima e viu vários urubus voando.

— Olhe lá! — disse o leão. — Aqueles urubus estão com fome e esperam para ver qual de nós dois será derrotado.

— Então, é melhor fazermos as pazes — respondeu o javali. — Prefiro ser seu amigo a ser comida de urubus.

O Elefante Viajante

O elefante Ellie adorava viajar e explorar novos lugares. Cada noite, ela contava histórias sobre suas aventuras a seus amigos animais antes de adormecerem, sonhando com os lugares que ainda não tinham visto.

A cigarra e as formigas

Num belo dia de inverno as formigas estavam tendo o maior trabalho para secar suas reservas de trigo. Depois de uma chuvarada, os grãos tinham ficado completamente molhados. De repente, apareceu uma cigarra:

— Por favor, formiguinhas, me dêem um pouco de trigo! Estou com uma fome danada, acho que vou morrer.

As formigas pararam de trabalhar, coisa que era contra os princípios delas, e perguntaram:

— Mas por quê? O que você fez durante o verão? Por acaso não se lembrou de guardar comida para o inverno?

— Para falar a verdade, não tive tempo — respondeu a cigarra. — Passei o verão cantando!

— Bom. Se você passou o verão cantando, que tal passar o inverno dançando? — disseram as formigas, e voltaram para o trabalho dando risada.

O Balão Colorido

Em uma tarde ensolarada, um balão colorido chamado Beto flutuou pelo céu. Ele viajou por terras distantes e viu paisagens incríveis antes de voltar para casa ao pôr do sol.

O lobo e o burro

Um burro estava comendo quando viu um lobo escondido espiando tudo que ele fazia. Percebendo que estava em perigo, o burro imaginou um plano para salvar a sua pele.

Fingiu que era aleijado e saiu mancando com a maior dificuldade. Quando o lobo apareceu, o burro todo choroso contou que tinha pisado num espinho pontudo.

— Ai, ai, ai! Por favor, tire o espinho de minha pata! Se você não tirar, ele vai espetar sua garganta quando você me engolir.

O lobo não queria se engasgar na hora de comer seu almoço, por isso quando o burro levantou a pata ele começou a procurar o espinho com todo cuidado. Nesse momento o burro deu o maior coice de sua vida e acabou com a alegria do lobo.

Enquanto o lobo se levantava todo dolorido, o burro galopava satisfeito para longe dali.

A Estação das Borboletas

Durante a primavera, um jardim secreto se transformava em uma estação de borboletas. À noite, as borboletas contavam histórias umas às outras, compartilhando suas aventuras do dia antes de descansarem nas flores.

O carvalho e o bambu

O carvalho, que é sólido e imponente, nunca se curva com o vento. Vendo que o bambu se inclinava todo quando o vento passava, o carvalho lhe disse:

— Não se curve, fique firme, como eu faço.

O bambu respondeu:

— Você é forte, pode ficar firme. Eu, que sou fraco, não consigo.

Veio então um furacão. O carvalho, que enfrentou a ventania, foi arrancado com raízes e tudo. Já o bambu se dobrou todo, não opôs resistência ao vento e ficou em pé.

A Lua Sorridente

Toda noite, a Lua olhava para a Terra com um sorriso gentil. Ela iluminava o caminho para os sonhos de todas as crianças, garantindo que tivessem noites de sono tranquilas e felizes.

O leão e o ratinho

Um leão, cansado de tanto caçar, dormia espichado à sombra de uma boa árvore. Vieram uns ratinhos passear em cima dele e ele acordou.

Todos conseguiram fugir, menos um, que o leão prendeu embaixo da pata. Tanto o ratinho pediu e implorou que o leão desistiu de esmagá-lo e deixou que fosse embora.

Algum tempo depois, o leão ficou preso na rede de uns caçadores. Não conseguia se soltar, e fazia a floresta inteira tremer com seus urros de raiva.

Nisso, apareceu o ratinho. Com seus dentes afiados, roeu as cordas e soltou o leão.

Uma boa ação ganha outra.

Veja também

7 filmes de histórias reais de mulheres inspiradoras

Conheça 7 obras inspiradoras que contam histórias reais de mulheres guerreiras

Conheça a história por trás do queijo Santo Casamenteiro

Queijo exclusivo da marca carrega a fama de levar ao altar quem degusta o produto

avatar
Publicado por

Equipe ponto da mulher

Uma equipe inspirada pela diversidade do universo de cada mulher

Compartilhar: