Conheça a história por trás do queijo Santo Casamenteiro
Queijo exclusivo da marca carrega a fama de levar ao altar quem degusta o produto
publicado em: 02/11/2022Queijo Santo Casamenteiro carrega a lenda de levar ao altar aqueles que experimentam o produto, exclusivo da marca Cruzília, que integra a plataforma UltraCheese localizada na Serra da Mantiqueira (MG). Vale lembrar que o Santo Antônio também é uma figura católica conhecida pela fama de “arranjar casamentos”.
Queijo Santo Casamenteiro
A história do Queijo Santo Casamenteiro começou pouco depois de ser criado. Segundo relatos, as moulheres que preparavam a iguaria e provavam o produto, acabavam se casando pouco tempo depois. A partir dai, o queijo levou a fama no Brasil todo de casamenteiro
Mas engana-se quem pensa que o quejo Santo Casamenteiro faz sucesso apenas no Brasil. Em 2017, ele foi eleito um dos melhores do mundo no Concours International des Fromages de 2017, na França. e também foi escolhido como o produto mais inovador da América Latina em 2017, no Food Ingredients South America Innovation Awards.
Características
O queijo Santo Casamenteiro possui várias camadas, similar a um bolo de núpcias. Por conta da sua textura e cremosidade, é recomendado o consumo in natura como entrada ou aperitivo. O queijo harmoniza bem com Vinhos brancos Chardonnay ou espumantes Brut, assim como também os vinhos tintos do Porto ou cervejas IPA, Vienna e Pale Ale.
Sobre a Cruzília
A Cruzília foi fundada em 1948, com uma pequena banca no Mercado Municipal de São Paulo. No final da década de 80, a marca abriu laticínio próprio em Cruzília/MG. A fábrica está situada ao pé da Serra da Mantiqueira, no melhor terroir do Brasil para a produção de queijos finos.
A Cruzília é herdeira do milenar conhecimento queijeiro europeu, trazido para a região por dinamarqueses. Com equipamentos modernos, matéria-prima selecionada e processos quase artesanais somados a rigorosos controles de qualidade, desde a origem do leite até a maturação ideal dos queijos, fabrica queijos únicos que tornaram a empresa a queijaria brasileira mais premiada no mundo. Possui um mix de queijos especiais, cotidianos e exclusivos.
Sobre a UltraCheese
A UltraCheese é uma completa plataforma de cremes e queijos do país. A marca integra o fundo de investimentos independente Aqua Capital, com o objetivo de expansão de empresas de médio porte dentro da cadeia de valor do agronegócio no Brasil e na América do Sul. No seu portfólio, queijos, manteigas, cremes, queijos únicos e exclusivos para momentos especiais, além de uma linha de derivados premium de leite de búfala.