O que tem glúten? Veja aqui !
Confira lista dos principais alimentos que contêm glúten
publicado em: 28/09/2022O que tem glúten? A proteína encontrada na farinha de trigo, cevada e centeio pode provocar inflamação a nível abdominal em algumas pessoas, principalmente em quem possui intolerância ou sensibilidade ao glúten. Ao consumir a proteína, as pessoas intolerantes podem sintomas como diarreia, dor e sensação de barriga estufada.
Vários alimentos industrializados contém glúten, já que muitos deles são à base de farinha de trigo. Fique sempre atenta ao rótulo antes de comprar qualquer produto, dando prioridade a produtos "sem glúten" ou "gluten free".
Mas o que tem glúten? Veja aqui os alimentos com a presença da proteína.
O que tem glúten?
Mas afinal, o que tem glúten? Listamos alguns exemplos de alimentos bem comuns com glúten, devendo ser evitados por pessoas com intolerância ou sensibilidade a essa proteína:
Contém Glúten
- Pão, torrada, bolacha, biscoito, bolos, macarrão, croissant, donuts, tortilla de trigo (industrializados);
- Pizza, salgadinhos, hambúrguer, cachorro quente;
- Salsicha e outros embutidos;
- Cerveja e bebidas maltadas;
- Gérmen de trigo, cuscuz, triguilho, bulgur, sêmola de trigo;
- Alguns queijos;
- Molhos como, ketchup, molho branco, maionese, shoyu e outros molhos industrializados;
- Levedura de cerveja;
- Temperos prontos e sopas desidratadas;
- Cereais e barrinha de cereais;
- Suplementos nutricionais.
Lembrando que a aveia não contém glúten, porém no seu processo de produção o produto pode entrar em contato com o trigo, a cevada ou centeio, geralmente processados nas mesmas indústrias.
Dieta sem glúten
Pessoas que possuem intolerância ou sensibilidade ao glúten são indicadas a fazerem dieta sem glúten, mas até quem não faz parte desse grupo pode optar por fazer esse tipo de restrição. A grande parte dos alimentos que contém glúten também são ricos em gordura e açúcar, o que aumenta as calorias do corpo e promove o ganho de peso.
Para quem pensa em fazer uma dieta sem glúten, uma das coisas mais importante é trocar a farinha de trigo, de cevada ou de centeio por outras que não contenham glúten. Na hora de preparar bolos, biscoitos e pães, substitua a farinha de trigo por farinha de amêndoas, de coco, trigo sarraceno, alfarroba ou amaranto.
Agora, no caso dos produtos industrializados, leia sempre o rótulo do alimento para saber se eles apresentam glúten em sua composição. Procure sempre um nutricionista para evitar sem necessidade alguns alimentos da dieta e adaptar a sua alimentação de acordo com as necessidades individuais.