Pés Tortos Congênitos: significado e tratamento
Saiba do que se trata o problema e forma se solucioná-lo
publicado em: 25/07/2023Os pés tortos congênitos (PTC) é uma alteração nos ligamentos, músculos, tendões e ossos do pé que acontece ainda na gestação. É uma deformidade em um ou nos dois pés e, segundo a Revista Brasileira de Ortopedia (RBO), a condição afeta aproximadamente um bebê em cada 1.000 nascidos vivos, sendo mais comum em meninos do que em meninas.
Veja também:
- Confira cardápio para bebê de 6 meses
- 10 principais dicas para quem deseja engravidar
- 10 vitaminas para gestante que auxiliam na saúde da mamãe e do bebê
Pés Tortos Congênitos
As causas dos pés tortos congênitos ainda são desconhecidas. Porém, estima-se que em um determinado período da gestação aconteça uma possível ativação dos genes “responsáveis” por causar essa condição.
Uma outra hipótese levantada está relacionada a fatores hereditários e genéticos, pois ela ocorre com maior frequência em membros da mesma família (principalmente irmãos).
Sintomas
O primeiro sinal é observado no momento do nascimento, ao notar que os pés do bebê estão virados para dentro e com a parte de dentro virada para cima. Se esse for o caso, muito provável que se trate de um caso de pés tortos congênitos. Apesar disso, a condição não costuma causar dor nos pés do bebê.
Diagnóstico
O diagnóstico pode ser realizado antes mesmo do nascimento do bebê, através de ultrassonografias a partir da 20ª semana de gestação. Se o problema for identificado, os pais devem procurar consultar um ortopedista pediátrico de confiança para obter as orientações médicas adequadas, tirar dúvidas e definir o melhor tipo de tratamento.
O diagnóstico é totalmente confirmado após o nascimento da criança, através de uma avaliação do formato e flexibilidade do pé.
Tratamento
Como dito anteriormente, os pés tortos congênitos raramente causam dores ao bebê, mas é importante que o problema seja tratado pois isso pode comprometer o uso de calçados comuns ou dificultar o andar da criança.
O tratamento costuma apresentar excelentes resultados, o que permite que a criança tenha qualidade de vida e uma vida ativa, praticando esportes e outras atividades. Os especialistas dizem que o ideal é que o tratamento seja iniciado já nos primeiros meses de vida.
O método Ponseti é um dos tipos de tratamento mais eficiente para tratar o pé torto congênito. Reconhecido mundialmente., esse método consiste na manipulação do pé e na aplicação de cinco a sete gessos semanais. A cada semana o pé é posicionado de maneira diferente, a fim de atingir a correção.
O médico realiza a secção completa do ligamento calcâneo antes do último gesso, conhecido como tenotomia do Aquiles. Após a retirada deste último gesso, o pé já está corrigido e é indicado o uso de uma órtese de abdução que consiste em manter a posição máxima de abdução do pé, permitindo a mobilidade dos joelhos.
Apenas em casos mais graves é necessário realizar um tratamento cirúrgico. Por isso, é fundamental conversar com o ortopedista para obter a opção de tratamento mais adequada e indicada.