8 dicas para a prevenção do câncer de mama
Veja 8 dicas para se prevenir do câncer de mama
publicado em: 08/10/2022Prevenção do câncer de mama é bastante importante e é esse um dos intuitos do Outubro Rosa, campanha criada para a prevenção e para o diagnóstico precoce da doença. A consciência e algumas atitudes antecipadas fazem toda a diferença nesse processo.
Confira aqui 8 dicas para você começar a prevenção do câncer de mama.
Prevenção do câncer de mama
Confira 8 atitudes a se tomar para a prevenção do câncer de mama.
Atenção ao que você come e suas práticas
Mantenha sempre uma alimentação saudável e equilibrada, com bastante frutas, legumes e verduras. A prática de atividades físicas e não fumar também são algumas dicas que podem ajudar na prevenção de várias doenças, inclusive do câncer.
Mantenha os exames em dia
É fundamental ter um médico de confiança para mais segurança e orientações preciosas para sua saúde. É o profissional que recomendará exames laboratoriais e avaliará com atenção os resultados, tudo de forma preventiva.
Mamografia e reposição hormonal
É recomendável que toda mulher com 40 anos ou mais de idade procure um ambulatório, centro ou posto de saúde para realizar o exame clínico das mamas anualmente. Mulheres entre 50 e 69 anos deve fazer pelo menos uma mamografia a cada dois anos, mesmo que não tenha sintomas.
Fique sempre atenta! Se uma pessoa da sua família (principalmente a mãe, irmã ou filha) teve essa doença antes dos 50 anos de idade, você terá muito mais chances de ter um câncer de mama. Quem já teve câncer em uma das mamas ou câncer de ovário, em qualquer idade, também deve ficar atenta. Se você está entre as mulheres com maior risco de ter o câncer de mama, os cuidados devem ser redobrados, com a realização de exames a partir dos 35 anos de idade e a mamografia uma vez por ano.
Mulheres na menopausa não devem fazer reposição hormonal, exceto por orientações médicas específicas.
Autoexame
80% dos casos de câncer de mama são descobertos por meio do autoexame, que é quando a própria mulher apalpa os seios para reconhecer o próprio corpo. Ele não substitui o exame clínico das mamas realizado por um profissional de saúde treinado, mas qualquer sinal de alteração é necessário procurar imediatamente o serviço de saúde mais próximo de sua residência.
Bebidas e cigarros
Bebida alcoólica e cigarro contribuem para o aparecimento do câncer de mama. Considere abandonar o cigarro e não exagerar na bebida.
Exercite-se
Se exercite regularmente. Escolha o seu esporte favorito e deixe a preguiça de lado.
Amamente
Mulheres que amamentam têm menos chances de desenvolver o câncer de mama, segundo pesquisas.
Banho de sol
A vitamina D em quantidades adequadas no corpo reduz em 50% as chances do aparecimento do câncer de mama. A exposição ao sol, antes das 10h e após as 16h, em dez minutinhos pela manhã e mais dez à tarde são suficientes.