5 sinais de que você pode estar em um relacionamento abusivo
Aprenda como identificar um relacionamento abusivo
publicado em: 23/06/2022Relacionamento abusivo é algo bastante sério e que pode acabar com o psicológico de uma pessoa se ele for mantido por um longo período. Mas você sabe o que é um relacionamento abusivo e os efeitos que ele pode causar em alguém?
Sentimento de rebaixamento, desprezo, autoestima baixa e medo de não conseguir seguir em frente. São esses os principais sintomas de quem passa por este trauma na vida, sendo necessário uma intervenção com um especialista e um grande apoio de suporte à vítima.
Relacionamento Abusivo
O problema do relacionamento abusivo é que a vítima precisa conviver com as promessas do abusador, que são infinitas, além da própria vítima achar que conseguirá mudá-lo por conta própria. Com isso, a vítima pode não conseguir encontrar uma saída para terminar a relação, seja por não perceber que está dentro de um relacionamento abusivo ou por não conseguir mesmo sair.
Fique atento nos exemplos a seguir para saber como reconhecer um relacionamento abusivo:
Controle
O abusador deseja ter controle sobre a vítima e começa a decidir o que ela pode e não pode fazer, que roupas pode usar, tido com a desculpa de que “Eu sei o que é melhor para você”.
Mensagens do celular, das redes sociais e e-mails são sempre verificadas pelo abusador, que geralmente diz "quem ama não esconde".
Afastamento de outras pessoas
Geralmente, o abusador finge preocupação para afastar as demais da vida da vítima e concentrar nele todas as necessidades emocionais e sociais. O objetivo é claro: ele quer que o parceiro passe a depender somente dele.
Frases como "Aquele seu amigo dá em cima de você, não quero que você ande mais com ele" ou "O seu outro amigo não faz bem para você, ele é uma má influência. Por que você ainda anda com ele?" são bastante utilizadas como forma de manipulação.
Diminuir o parceiro
O abusador jamais quer ver a pessoa passando por um bom momento na vida e sempre vai encontrar uma forma de diminui-la. As grandes conquistas do parceiro são totalmente ignoradas, pois o que ele gosta é de ter a sensação de superioridade no relacionamento.
Atacar a autoestima da vítima fazendo com que ela não consiga tomar as próprias decisões é uma das características do relacionamento abusivo.
Jogos emocionais
Chantagem emocional, jogar a responsabilidade da culpa para o outro se sentir... os jogos emocionais são uma espécie de "balança do poder" dentro do relacionamento. Isso ocasiona algumas privações, como de sexo, intimidade, afastamento e silêncio para que o outro faça aquilo que deseja.
Agressão e violência
Sim, o agressor mais cedo ou mais tarde irá bater na vítima de um relacionamento abusivo. Porém, ele fará isso e dirá que estava descontrolado, que nunca mais fará aquilo de novo, que ama a vítima e não consegue imaginar viver sem ela, e por ai vai...
Mas lembre-se! Violência é violência. É importante identificar esses aspectos e denunciar quando possível!