Qual o médico especialista em fígado e quando procurar?
Existem 3 áreas possíveis de especialistas a consultar para Fígado
publicado em: 09/11/2022Médico especialista em fígado: problemas no órgão é um pouco comum, ainda mais porque estamos falando do segundo maior órgão do nosso corpo, que perde apenas para a pele. Além disso, ele é a maior glândula do corpo humano e apresenta várias funções essenciais para o funcionamento do organismo, como a eliminação de substâncias tóxicas e a produção da bile, um produto essencial para a digestão de gorduras.
Mas você sabe qual médico especialista em fígado, para procurar caso esteja enfrentando algum problema?
Médico especialista em fígado
Abaixo, veja 3 áreas médicas envolvidas com o fígado. Precisa de mais dicas de Bem-Estar? Clique aqui!
Gastroenterologista
É o médico que trata doenças do trato digestivo, especialmente do estôfago, estômago, fígado, vias biliares e pâncreas. Esse profissional pode indicar medicamentos, assim como a realização de exames e procedimentos como endoscopia, colonoscopia ou ultrassom. Além disso, o gastroenterologista também pode indicar a dieta mais adequada para pacientes com distúrbios da digestão.
- Quando procurar: ao sinal de qualquer sintoma relacionado a esses órgãos e situações comuns como enjoo, azia ou queimação no estômago, refluxo, vômitos, alteração na digestão, dor abdominal, diarreia, prisão de ventre, gazes, inchaço ou distensão abdominal.
Hepatologista
Esse médico é especializado em tratar as doenças que afetam o fígado, vesícula e vias biliares, sendo capacitado para identificar as doenças hepáticas, identificar a causa e orientar o melhor tipo de tratamento, seja com remédios ou com cirurgia.
- Quando procurar: ao ter vômitos com sangue, dor ou desconforto na parte lateral do abdômen, fezes mais claras;, sangramentos pelo nariz.
Oncologista
O oncologista (também conhecido como cancerologista) é o médico que trata o câncer ou tumor de qualquer local do corpo. Ele é capaz de indicar medicamentos como quimioterapias e hormonioterapias, ou outros tratamentos como radioterapia e até cirurgia para retirada do tumor.
O médico oncologista também pode é capaz de receitar remédios para aliviar sintomas provocados pelo câncer ou pelo tratamento, como dor, enjôo ou falta de ar.
- Quando procurar: fique sempre aleta aos sinais ou lesões na pele, principalmente que apresentem formatos irregulares e mudanças com o tempo, como na cor, assimetria, aumento de tamanho, elevação e escurecimento.