5 dicas de meditação para fazer no trabalho
Para começar a prática de meditação, não é necessário muito tempo, nem esforço. Veja mais
publicado em: 29/09/2022Meditação no trabalho ou em qualquer outro ambiente pode te ajudar a manter o equilíbrio emocional, melhorar a produtividade, o raciocínio, o bem-estar e a saúde. Através dessa técnica, você consegue consegue melhorar o seu desempenho em meio as pressões e distrações do dia a dia, trabalhar a sua saúde física e psicológica, diminuir o stress e muito mais.
A meditação no trabalho tem se tornado uma das principais ferramentas para o aumento da produtividade e lidar com o excesso de demandas, cobrança excessiva, prazos, metas, que podem levar ao esgotamento físico e emocional.
Abaixo, veja 5 técnicas de meditação no trabalho, para você tentar hoje mesmo.

Meditação no trabalho
A meditação é uma técnica que trabalha a atenção plena, por meio da concentração e respiração. O objetivo desse exercício milenar é trazer a consciência para o momento presente, fortalecer o corpo e a mente, para as experiências do mundo. .
A meditação no trabalho melhorar o seu foco e a sua atenção, além de contribuir para o desempenho e potencial de profissionais. Veja alguns benefícios:
Redução de estresse - a meditação é o melhor antídoto para o estresse, permitindo uma maior e mais rápida capacidade de recuperação sobre as suas excitações;
Aumento do foco e da produtividade - a meditação permite a autorregulação da atenção, capacidade cognitiva que permite priorizar e destinar o foco naquilo que queremos;
Regulação do humor e prevenção de transtornos - a meditação, seja em longo ou curto prazo, promove alteração nos processos cognitivos, ajudando assim a regular as emoções, humor e empatia de seus praticantes.
Além da diminuição de estresse, aumento da resiliência, controle emocional e produtividade, a meditação no trabalho possui outros benefícios cientificamente comprovados, como:
- redução de ansiedade;
menor risco de absentismo;
melhora na qualidade de sono;
aumento de autoconfiança e autocontrole;
melhora nos relacionamentos interpessoais;
desenvolvimento de inteligência emocional;
mais clareza para lidar com conflitos e desafios;
aumento no raciocínio;
fortalecimento do sistema imunológico.
Confira mais dicas de bem-estar aqui
5 dicas para praticar meditação no trabalho
Confira 5 técnicas simples para você incluir no seu dia a dia e
Tire um tempo para meditar
Não precisa ser muito tempo, basta de 5 a 20 minutos do seu dia para exercitar essa prática. Você pode meditar antes de ir para o trabalho ou antes de iniciar suas tarefas, desde que esteja em um lugar tranquilo, garantindo assim um período mais calmo e consciente.
Postura
Você pode se sentar em uma cadeira confortável, com os joelhos alinhados e os pés no chão. Se preferir, sente no chão e cruze as pernas. A coluna deve permanecer ereta e alinhada durante toda a prática.
Se concentre em seus pensamentos
Esqueça o mundo ao seu redor e foque apenas em seus pensamentos e respiração. A concentração é primordial!
Olhos abertos ou semicerrados
Não tem problema fechar totalmente os olhos, embora isso é feito por quem tem mais concentração e técnica. Para quem está começando, fique de olhos abertos e fixe o olhar em algum ponto, explorando outros campos de percepção, como o som e o cheiro do ambiente.
Medite em qualquer lugar
Reserve um tempo para cuidar de si, sem inventar desculpa para não meditar. Seja no trabalho, na sala de reunião ou em casa, você pode manter o foco em sua respiração, inspirando e respirando lentamente, tentando diminuir o ritmo dos seus batimentos e observando os pensamentos que vem a sua mente.